Buscar
  • Isabella Amado

Confira 5 passos para ser mais organizado

E de quebra conquistar a tão sonhada qualidade de vida!





Um lar perfeito é capaz de transmitir paz e bem estar, mas quando alguma coisa não está em harmonia, toda essa sensação boa começa a desaparecer.


Ambientes bagunçados e disfuncionais impactam diretamente na falta de produtividade, porque podem afetar sua capacidade de concentração, foco e, mais tarde, com todo o stress do dia a dia e a falta de conforto somados, essa desorganização pode gerar até uma crise de ansiedade.


É por isso que a otimização dos espaços é fundamental e deve estar presente em toda a casa, desde uma gaveta bem organizada, com tudo visível e de fácil manuseio, até cômodos inteiros, com móveis e decoração bem distribuídos, abusando do potencial de cada ambiente.


Espaços bem organizados são capazes de armazenar muito mais itens.

Uma boa dica para conseguir espaços livres é desapegar de tudo o que for supérfluo e ficar só com o necessário, sem o acúmulo de coisas.


Se o caso for de uma casa nova, a questão é bem mais simples. O planejamento prévio é essencial e, com soluções simples, é possível ter um ótimo aproveitamento dos ambientes com qualidade, economia e funcionalidade. Uma marcenaria bem pensada, iluminação eficiente e distribuição funcional dos móveis são só alguns dos pontos a serem trabalhados.

O bônus é a possibilidade de traduzir a personalidade dos moradores em cada detalhe.



Confira agora 5 passos simples para colocar em dia a organização e mantê-la por muito tempo:


1º Passo

IDENTIFICAR com calma e clareza tudo o que atrapalha produtividade e tira seu foco. Isso vale para objetos específicos, papelada acumulada, itens empoeirados esquecidos no fundo do armário, ou até mesmo para móveis grandes e disfuncionais.


2º passo

DEFINIR o que fica e o que sai. Esse é o momento de agir racionalmente e entender que muitos itens não tem mais utilidade. O bacana é programar um bazar ou fazer doações para instituições que ajudam pessoas necessitadas.


3º passo

DESAPEGAR de todos os itens que não são mais necessários e LIMPAR todos os cômodos e móveis que serão reorganizados. Uma boa faxina vai trazer clareza e certamente facilitará todo o processo.


A fase do desapego e limpeza abrem portas para o novo layout.

4º passo

ORGANIZAR o novo layout de forma funcional e racional, e CATEGORIZAR todos os itens, definindo seus novos lugares com visualização fácil e manuseio descomplicado.


5º passo

VIVA A SUA PRATICIDADE! Acostume-se a ser organizado, a cumprir prazos e ter foco em suas tarefas, mas lembre-se de todo o processo que percorreu até aqui para ter DISCIPLINA e não repetir o erro.





#qualidadedevida #organização

20 visualizações

©2020-2030 Isabella Amado Arquitetura por Thaize Messias.